Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Epidemias


As epidemias se caracterizam pela contaminação de um grupo de pessoas muito grande, como uma cidade ou uma região, num período muito curto de tempo. Se a contaminação atingir áreas mais amplas, ela é chamada de pandemia. Na história viu-se muitas vezes a humanidade se descabelar por causa dessas doenças desagradáveis. Acredita-se que o homem criou as condições ideais para suas epidemias quando começou a domésticar animais, que já possuíam seus próprios micróbrios, ou quando começou a armazenar alimentos, prática  que atraía muitos animais perigosos à saúde, sem contar a exposição a esse tipo de comida que, digamos, estariam em más condições (no mínimo). Além disso, o modo de vida contemporâneo vai desafiando cada vez mais os tipos de epidemias, que se desenvolvem em complexos cada vez mais resistentes, e como resultando elas acabam nos desafiando (irônico, não?).
Epidemias
O vírus da varíola já afetava os humanos havia tempos, mas há poucas décadas atrás fez mais de 2 milhões de mortes e ocasionou uma guerra declarada a doença, com a vacinação em massa das populações afetadas. A doença foi erradicada em 1977.
Epidemias
A gripe espanhola também dizimou milhares de pessoas no mundo todo ao findar da primeira guerra mundial. Diz-se que acabou com a vida de 20 milhões de pessoas e muitos consideram ter sido a pior epidemia já surgida.
Epidemias
As carroças cheias de cadáveres, pessoas agonizando no meio das ruas, religiosos malucos. Essas foram as consequências da peste negra. Surgida na Idade Média, a doença matou metade da Europa e parte da China. Devido a grande circulação comercial nessas regiões, a doença foi facilmente espalhada. A doença matava em questão de dias, e era possível encontrar pessoas mortas por todos os lados, fazendo com que surgissem empreendimentos estranhos, como as carroças que carregavam os corpos para jogá-los em valas coletivas. Muitos a consideravam um castigo e se devotaram a se auto flagelar e seguir fanáticos religiosos em busca de salvação.
Epidemias
A seguir, imagens da horrível peste negra e um documentário contando a história da doença.

0 comentários:

Postar um comentário

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.