Várias descobertas e avanços científicos e tecnológicos podem ser mais simples do que parecem. Alguns pesquisadores e estudiosos do Institute of Materials Research and Engineering (“Instituto de Pesquisa de Materiais e Engenharia”), em Singapura, descobriram, a partir do sal, que ele pode aumentar, em até seis vezes, a capacidade de armazenamento de umdisco rígido. O disco rígido, também conhecido como HD (sigla que, no inglês, significa “hard disk” (“disco duro”)), é a parte do
computador responsável pelo armazenamento de dados, portanto, quanto maior o espaço de um disco rígido, mais dados podem ser, nele, guardados – aumentando, assim, a funcionalidade dos computadores.
Produzindo um dispositivo de armazenamento magnético com uma densidade maior do que a convencional – que é de 3,3 Tb/m² – utilizando cloreto de sódio (o nosso velho conhecido “sal”), entre outros componentes, torna-se possível aumentar consideravelmente o número de bits (menor unidade de informação que pode ser armazenada ou transmitida) suportados em cada espaço de um disco rígido presente em um computador.
Estima-se que, até o ano 2016 (se o mundo não acabar), esses estudos e pesquisas baseados na utilização de cloreto de sódio serão capazes de produzir essa tecnologia de aumento de disco rígido e esta tecnologia, por sua vez, poderá ser implementada na indústria de computadores.
Você sabia o sal da sua cozinha poderia ser tão “tecnológico”? Só não vá jogar sal de cozinha no seu HD que isso pode não dar muito certo.
0 comentários:
Postar um comentário