Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sábado, 1 de outubro de 2011

Polidactilia – o que é?


O termo polidactilia – pode ser utilizado, também, polidatilia – tem origem grega, significando “muitos dedos”. A polidactilia é um tipo de anomalia resultante de uma “manifestação de um alelo autossômico dominante de penetrância incompleta, que constitui uma alteração quantitativa anormal dos dedos da mão (quirodáctilos) ou dos dedos do pé (pododáctilos)”.
Polidactilia   o que é?
O indivíduo que sofre de polidactilia nasce com uma quantidade, considerada anormal, de dedos nos pés e/ou nas mãos. Algumas das pessoas com polidactilia desenvolvem todos os dedos completamente, enquanto, outras pessoas apresentam, somente, tipos variados de profusões carnosas.
Polidactilia   o que é?
Existem, ainda, dois tipos diferentes conhecidos de polidactilia:
Polidactilia pós-axial: acomete a região próxima ao antebraço ou a lateral do pé.
Polidactilia pré-axial: acomete o lado radial da mão ou tibial do pé. Este tipo de polidactilia pode se manifestar com a polidactilia do polegar, do dedo indicador, polissindactilia, dentre outros.
Como trata-se de um gene dominante, a probabilidade de um indivíduo com polidactilia transmitir o gene da doença para seus descendentes é de 50%, caso sejam genes heterozigotos ou de 100% se os genes forem homozigotos.
Polidactilia   o que é?
Embora seja considerada uma anomalia, a polidactilia não causa maiores problemas aos seus portadores. Existe a possibilidade, inclusive, de um tratamento de remoção dos dedos ou das profusões feito cirurgicamente.
Há um ano atrás, em 2010, houve um caso de polidactilia que teve repercussão mundial. Tratava-se de um garoto proveniente da China que possuía dezesseis dedos nos pés e quinze dedos nas mãos.

0 comentários:

Postar um comentário

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.