Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Salar de Uyuni – O deserto de sal da Bolívia


Salar de Uyuni é considerado a maior planície de sal do mundo. Com uma área de 12.000 km², se encontra no sudoeste da Bolívia, na região do Potosí, numa altitude muito elevada, a 3650m. Uyuni é maior que o lago de Titicaca, localizado na fronteira boliviana com o Peru. Conta-se que na era pré-histórica, essa área fazia parte parte de um imenso lago chamado Michim, há mais ou menos 40.000 anos atrás. Quando as águas do Michim secaram, formaram-se dois lagos e dois grandes desertos de sal, respectivamente os lagos Popopó e Uru Uru, e os desertos de Coipasa e Uyuni.
Salar de Uyuni   O deserto de sal da Bolívia
Salar de Uyuni   O deserto de sal da Bolívia
Uyuni é uma grande área de exploração de sal. Deve-se a essa grande quantidade de sal aos inúmeros vulcões que existiam aí. Supõe-se que possua mais de 10 milhões de toneladas, das quais menos de 25.000 são exploradas. Uma das dificuldades envolvendo a extração do sal envolve a recusa do governo boliviano de permitir que empresas estrangeiras, possuidoras de tecnologia para tal, atuem no país. O sal de Uyuni é rico em lítio, importante elemento na produção de baterias e para a indústria farmacêutica. A Bolívia é o país mais pobre da América do Sul. Essa região além de importante destino turístico, podia ser importante para o desenvolvimento boliviano. Além de lítio o salar é composto por grandes quantidades de boro, potássio e magnésio.

Salar de Uyuni   O deserto de sal da Bolívia
Salar de Uyuni   O deserto de sal da Bolívia
No verão é possível observar três espécies de flamingos sul-americanos: o andino, o chileno e o flamingo James. A chegada dos flamingos no verão indica o período de chuva e o descongelamento das geleiras andinas deixando o salar coberto de água, tornando-o um imenso lago de uma profundidade de 30cm. A área nessa época parece um grande espelho que se confunde com o horizonte. Uma das mais belas paisagens do mundo.

0 comentários:

Postar um comentário

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.