O olho humano tem semelhanças com uma câmera escura com relação a seu princípio funcional. A pupila é de cor preta, já a retina – que ajuda na fotossensibilidade do olho – contém muitos vasos sangüíneos – o que lhe atribui uma coloração avermelhada.
Quando estamos em locais com pouca iluminação, a pupila tende a se dilatar. Se uma fotografia for tirada, neste momento, o flash encontra a pupila com uma grande abertura; desse modo, sua luz é refletida pela retina de forma direta, causando o efeito dos olhos vermelhos.
Um fenômeno semelhante pode ocorrer entre os gatos. Os olhos dos felinos podem refletir o flash nas cores azul ou verde. Isto porque estes animais possuem, atrás da retina, uma camada refletora que melhora a visão noturna; esta camada é o que provoca o reflexo em cores diferentes.
Algumas câmeras digitais possuem a opção de reduzir os olhos vermelhos. Uma boa dica para evitar esse efeito é olhar para uma lâmpada acesa antes de ser fotografado. Outra dica é realizar uma pós-edição da fotografia através de programas editores de imagem.
0 comentários:
Postar um comentário