Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Pássaros em fase de reprodução são vítimas de incêndio no Mato Grosso


Um incêndio que começou há duas semanas ameaça um dos maiores ninhais do Mato Grosso. Mais de oito mil aves têm ninhos na região atingida pelo fogo.

O fogo chegou bem perto das árvores que servem de abrigo para milhares de aves. Este é o período de reprodução no Pantanal e os ninhais estão cheios de filhotes.
O tuiuiu busca refúgio na copa das árvores maiores, mas o perigo é que nessa luta pela sobrevivência os filhotes caem dos ninhos.
Segundo a Secretaria do Meio Ambiente do Mato Grosso, nestes ninhais existem oito mil aves de várias espécies. O incêndio atinge uma área rural do município de Cárceres.


A suspeita é que o fogo tenha começado em uma fazenda e se alastrado pela vegetação. Os bombeiros primeiro controlaram os focos que ameaçavam os ninhais. Eles fizeram um aceiro, uma barreira de proteção, para impedir o avanço do fogo. “O lado direito do ninhal já foi protegido. O pessoal fez quase 300 metros de aceiros. Amanhã a gente começa esse combate para terminar esse aceiro para proteger totalmente o ninhal”, explica Ramon Correia Barbosa, comandante do Corpo de Bombeiros de Cáceres/MT.

As chamas agora estão numa propriedade particular, mas também ameaçam invadir um parque estadual, área de grande concentração de aves e animais da biodiversidade do pantanal.
O combate por terra precisa de reforço. “Seria necessário aviões ou helicópteros que captam a água do rio e jogam sobre o fogo. Combater esse tipo de incêndio por terra é impossível”, garante Hélio Silva Maldonado, diretor da Secretaria do Meio Ambiente/MT.

0 comentários:

Postar um comentário

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.