Calcio começa com times de Milão modestos e Juventus e Roma em busca de redenção
Reprodução/ESPN
Depois de 15 dias a mais de espera que o previsto, o Campeonato Italiano finalmente terá início nesta sexta-feira, com o duelo entre o atual campeão e um dos favoritos à conquista do título, o Milan, e a Lazio, uma das sensações da temporada passada, marcado para o Estádio San Siro, em Milão.

Primeiro foi a greve de jogadores, e depois a realização da rodada das eliminatórias para a Eurocopa de 2012 que atrasaram o início da competição. Agora, será possível ver o verdadeiro nível dos clubes do país, muito castigados nos últimos anos pela falta de dinheiro e pelas vendas de jogadores importantes a outros clubes do restante da Europa.

Por isso, todos os olhares estarão voltados para as novas contratações, que terão que trabalhar duro para fazer os torcedores esquecerem outros grandes atletas que deixaram o país, como o argentino Javier Pastore (Paris Saint-Germain), o chileno Alexis Sánchez (Barcelona) e o camaronês Samuel Eto'o (Anzhi Makhachkala).
Entre as novidades, o uruguaio Diego Forlán, vestindo a camisa da Inter, é um dos que gera maior expectativa, sobretudo depois que o clube informou que o atacante não poderá disputar a fase de grupos da Liga dos Campeões por ter defendido o Atlético de Madri na Europa League.

O Milan será o primeiro a estrear, e o técnico Massimiliano Allegri poderá contar com todos os seus comandados, incluindo o sueco Zlatan Ibrahimovic, que vinha tendo problemas no tornozelo, mas que nos últimos dias garantiu que já está totalmente recuperado.

Os 'rossoneri' tiveram presença discreta no mercado. A grande contratação foi a do meia Alberto Aquilani, que estava na Juventus emprestado pelo Liverpool. Também chegaram outros bons nomes, como o promissor lateral nigeriano Taye Taiwo e o zagueiro francês Philippe Mèxes, ex-Roma.

Se o Milan é quem abre o campeonato, a grande rival Inter será a encarregada de fechar a segunda rodada no domingo - a primeira disputada, já que a greve de jogadores impediu a realização de partidas no último fim de semana de agosto. O adversário será o Palermo, em uma reedição da final da última Copa da Itália.

Além de Forlán, foram contratados o atacante argentino Mauro Zárate, destaque da Lazio na temporada passada, e o lateral brasileiro Jonathan, ex-Santos, além de vários outros.

Terceiro colocado na temporada passada, o Napoli visitará o Cesena no sábado e seguirá apostando na boa base e nos gols do uruguaio Edinson Cavani, artilheiro do último campeonato.

A Roma, por sua vez, tentará superar a quinta posição do último Italiano e para isso terá várias novidades. A primeira delas ficará no banco de reservas, o técnico espanhol Luis Enrique, que nos últimos anos esteve à frente do time B do Barcelona.

Junto dele, os novos donos do clube da capital contrataram os também espanhóis Bojan, ex-Barça, e José Ángel, que estava no Sporting Gijón, os argentinos Fernando Gago e Eric Lamela, o dinamarquês Simon Kjaer e o holandês Maarten Stekelenburg, entre muitos outros.

No entanto, a temporada já começou ruim para os 'giallorossi' com a eliminação precoce nos playoffs da Europa League para o modesto Slovan Bratislava, da Eslováquia. Luis Enrique foi considerado o principal culpado e de quebra ainda teria tido problemas com o capitão do time, Francesco Totti.

Sem conquistar o 'scudetto' desde 2003, pelo menos oficialmente, por conta da perda dos títulos das temporadas 2004/2005 e 2005/2006, a Juventus, do treinador Antonio Conte, estreará contra o Parma no domingo, no novo Delle Alpi. O estádio foi inaugurado nesta quinta-feira com um empate em 1 a 1 com o Notts County. A equipe de Turim perdeu o brasileiro Felipe Melo, que foi para o Galatasaray, mas se reforçou com jogadores como o experiente Andrea Pirlo, que estava no Milan havia dez anos, o holandês Eljero Elia, o chileno Arturo Vidal e o atacante Mirko Vucinic, ex-Roma.

Veja abaixo os jogos da segunda rodada do Calcio 

Sexta-feira15h45
Milan x Lazio (ao vivo na ESPN Brasil)

Sábado
15h45
Cesena x Napoli

Domingo7h30
Juventus x Parma (ao vivo na ESPN e na ESPN HD)
10h
Fiorentina x Bologna
Lecce x Udinese
Chievo x Novara
Roma x Cagliari (ao vivo na ESPN)
Catania x Siena
Genoa x Atalanta

15h45
Palermo x Inter de Milão (ao vivo na ESPN Brasil)